III Encontro de Psicologia e Educação

III ENCONTRO DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

 

Local e data de realização - FAFIPAR - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá - Auditório – 25 (sexta-feira – manhã, tarde e noite), 26 (sábado – manhã e tarde) de maio de 2012.

Instituição proponente: FAFIPAR, Campus Paranaguá– Grupo de pesquisas em Psicologia e Educação: Implicações no processo de ensino e aprendizagem.

 

Inscrições a partir do dia 02 de maio de 2012, das 16:30 às 20:00 na FAFIPAR.

Parceria – Fundação Araucária

 

Vagas limitadas

Proponente (Coordenador) Dr. Emérico Arnaldo Quadros.
 

Equipe organizadora:

Prof. Dr. Emérico Arnaldo Quadros.

Prof. Esp. Rozana Mazetto.

Prof. Ms. Solange dos Santos.

 

Acadêmicos:

Alexandre Nogueira da Silva

Andréa Karine Menezes Oliveira

Claudia de Medeiros Braatz Gonçalves

Daniele Menezes Correa

Ivanize de Fatima Pereira Soares

Iasmeire Mauricio dos Santos

Katia Monteiro Silva

Nanci Terezinha da Silva

Wanderleia Mafra de Moura

 

            O III Encontro de Psicologia e Educação permitirá o contato e a atualização em relação a temas de atualidade educativa e sua vinculação à Psicologia. A FAFIPAR como principal centro de Ensino Superior da região deve gerar debates nas principais áreas pedagógicas para incentivar a pesquisa dos mesmos. Durante o evento acontecerão oficinas e palestras ministradas por pessoas vinculadas com a comunidade educativa, psicólogos e psicanalistas convidados. O encontro terá importância fundamental para os estudantes do Curso de Pedagogia, mas ampliará seu foco já que as licenciaturas da FAFIPAR bem como alunos e professores de outras Instituições também poderão participar dos encontros, além de alunos PDE. Assim o objetivo geral será promover o debate acadêmico com a comunidade do litoral de Paraná sobre psicologia e os processos educativos, sendo caracterizado como um evento regional, pois inclui as cidades do litoral do Paraná. Ao mesmo tempo terá também como alvos:

A - Debater as características particulares que esses temas  tem no litoral do Estado.

B- Promover oficinas sobre questões relacionadas à psicologia e ao fazer cotidiano dos educadores.

C- Promover atividades de relacionamento com a extensão do curso em Matinhos.

D- Apresentar produção acadêmica sobre questões pedagógicas e da relação psicologia e educação, bem como suas implicações no processo ensino-aprendizagem.

            Os objetivos propostos pelo Grupo de Pesquisa em Psicologia e Educação (G.P.P.E.) são: Contribuir para o desenvolvimento das habilidades científicas do aluno. Bem como para a formação de recursos humanos para a pesquisa. - Desenvolver o senso crítico de alunos e professores, através da intervenção na realidade sócio cultural local e regional. - Promover a produção científica e sua divulgação oral e impressa ou eletrônica. - Colaborar na sistematização da institucionalização da pesquisa na FAFIPAR. - Proporcionar ao aluno, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como o desenvolvimento do pensar cientificamente, da curiosidade e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. - Provocar nos discentes a possibilidade de transformação do pensar em relação à pesquisa e à função dos cursos de graduação e do ensino superior como um todo. - Incentivar e apoiar docentes e discentes na introdução de procedimentos que garantam a regularidade da pesquisa para a iniciação científica na graduação. - Apoiar docentes e discentes para que divulguem suas pesquisas também em outros eventos de iniciação científica ou eventos de natureza científica, como Congressos, Seminários, Colóquios etc. - Incentivar a emergência de habilidades investigativas potenciais entre os estudantes, mediante sua participação em projetos de pesquisa ou em grupos de pesquisa liderados por docentes, bem como- Incentivar o aumento da produção científica do corpo docente. - Colaborar para preparar os discentes para os programas de pós-graduação. - Instituir Linhas de Pesquisa que possam dar sustentação a um programa de pós-graduação lato sensu e stricto sensu futuramente. - Auxiliar a IES no cumprimento de sua função de integração entre ensino, pesquisa e extensão.

            Suas principais linhas de pesquisa são: 1. Desenvolvimento humano e aprendizagem; 2. Psicologia e Psicanálise - implicações no processo de ensino-aprendizagem. Educação Inclusiva. 3. Psicologia nas relações professor-aluno e relacionamento interpessoal.

 

Programação

Dia 25/05/2012

MANHÃ

8:30 – Cine FAFIPAR – Apresentação do filme “O Baile”

10:30 – Mesa redonda – Discussão do filme – Mediador: Marcos Gonçalves; Debatedores: Simone Sartori Jabur e Emérico Arnaldo de Quadros

TARDE

14:00 – Palestra – Crianças que não aprendem: uma visão psicanalítica – Rozana Mazetto

15:30 – Palestra – O papel dos jogos na educação infantil – Roberta Ravaglio Gagno

NOITE

19:30 – Palestra – Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade – Carolina Chiarelli

 

Dia 26/05/2012

MANHÃ

08:30 – Oficinas

  1. Provas Piagetianas – Kátia Monteiro Silva
  2. Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no litoral – Gesele Antunes Guimarães
  3. Banda Rítmica e Educação Psicomotora – Alexandre Nogueira da Silva e Nanci Terezinha da Silva
  4. O manejo de conflitos adolescentes – Rosimeri Yoshie

08:30 – Minicurso

Bases biológicas do comportamento – João Roberto Maceno

TARDE

13:30 - Comunicações

 

** Os trabalhos inscritos para comunicações serão apresentados no período da tarde, com 20 minutos para apresentação e 10 minutos para discussão dos mesmos, divididos por salas com temas correlacionados.

 

Participantes Convidados

Marcos Gonçalves – FAFIPAR

Simone Sartori Jabur – FAFIPAR

Rosana Mazetto – FAFIPAR

Kátia Monteiro Silva – Prefeitura Municipal de Paranaguá

Carolina Chiarelli – Prefeitura Municipal de Paranaguá

Gesele Antunes Guimarães – FAFIPAR

Alexandre Nogueira da Silva – GPPE

Nanci Terezinha da Silva – GPPE

Rosimeri Yoshie – UENP – Psicopedagogia

João Roberto Maceno – FAFIPAR

 

Público Participante

Participarão do evento em torno de 150 pessoas a maioria deles acadêmicos do curso de Pedagogia da FAFIPAR (Paranaguá e extensão Matinhos), os professores da instituição e também profissionais da educação do litoral e outros locais, que farão parte do evento tanto como ouvintes quanto como palestrantes.

 

Apresentação de Trabalhos

Dia 18 de maio de 2012 – Ultima data para inscrição de comunicações a serem apresentados. Os trabalhos podem ser inscritos através do endereço eletrônico: semanapedagogia@pop.com.br;

 

Apresentação Verbal (normas):

Os trabalhos inscritos para serem apresentados no evento, apenas serão aceitos para a apresentação após passarem por avaliação de professores do departamento de educação da FAFIPAR, devendo ser originais e ter enfoques ligados à pesquisa acadêmica (empírica ou teórica).

Deverá constar no trabalho:

Título (em maiúsculas e negritado), sendo seguido do corpo do trabalho de aproximadamente 05 a 10 páginas (sendo um resumo estendido) onde deverá constar a justificativa, objetivos, o referencial teórico, resultados e discussão ou conclusões (no caso de pesquisa), referências, obedecendo as normas da ABNT. Letra: Arial, tamanho 12, espaçamento: 1,5.

No caso de trabalhos acadêmicos em andamento ou concluídos que tenham orientação, o nome do orientador deve constar como co-autor, isto é o primeiro nome será o nome do autor (ou autores) e o nome do orientador aparecerá por último, sem a indicação de orientação. 

 

 

Favoritos

© 2012 - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá - FAFIPAR
Rua Comendador Correia Junior, 117 - Centro
83203-560 - Paranaguá - PR
Fone: (41) 3423-3644 - Fax: (41) 3423-1611
Governo do Estado do Paraná